Transformação digital, industrialização e redução de emissões são temas de novos e-books do CTE enredes

Gabriela Souza / 2 de maio de 2022

Visando o desenvolvimento da construção civil brasileira, o enredes promoveu, ao longo de 2021, cinco Grupos de Trabalho para debater e aprofundar conhecimentos sobre temas relevantes para o setor. Reunindo os principais elos da cadeia produtiva, os GTs foram compostos por profissionais de empresas associadas às redes Construção Digital e Industrializada (RCDI) e Construção Sustentável (RCS), que juntas formam o maior ecossistema de relacionamento setorial e inovação no setor da construção brasileiro.

Com coordenação da equipe do CTE enredes, o esforço coletivo gerou conhecimentos atuais consolidados em cinco e-books. Os livros refletem os aprendizados obtidos em rodas de conversas, sessões de benchmarking, compartilhamentos de dores empresariais, assim como palestras com profissionais referências em suas áreas. 

Reunindo profissionais com diferentes backgrounds, os GTs foram formatados para capacitar talentos, tangibilizar conhecimentos e gerar negócios para as empresas. “Os GTs também trabalharam, também, com a ambição agregar valor para a sociedade, produzindo conteúdo relevante aplicável às organizações, capaz de contribuir para a perpetuidade dos negócios”, destaca Roberto de Souza, CEO do CTE.

Saiba mais sobre cada um dos títulos recém-lançados a seguir. Todos eles estão disponíveis para download gratuito:

“Smart Construction: Big data, IoT e inteligência artificial na construção” — Já aproveitadas em muitos setores industriais, tecnologias como Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial têm enorme potencial para prover transformações disruptivas no setor da construção. O e-book mostra que as aplicações são crescentes, em diferentes etapas do desenvolvimento imobiliário. A publicação aborda o tema, também, sob o viés dos fabricantes de materiais e construção, bem como a utilização de tecnologias digitais em smart cities.

“O impacto das emissões de carbono na construção civil: contexto global e diretrizes de redução” — Reduzir emissões de carbono é um desafio que precisa ser superado por nações, empresas e por toda sociedade para reduzir a exposição do planeta aos efeitos catastróficos das mudanças climáticas. Essa responsabilidade também é do setor de construção civil, que tem papel determinante para a construção de um planeta mais saudável e resiliente. O e-book aborda diversos conceitos relacionados à redução de emissões, como precificação de carbono, avaliação de ciclo de vida e desenvolvimento de empreendimentos Net Zero Carbon.

“Desempenho e industrialização de sistemas prediais” — O avanço da industrialização é chave para a obtenção de edificações com sistemas prediais melhores, mais eficientes e sustentáveis. Mas quais são os desafios para atingir essa condição? Como superar os obstáculos? O e-book joga luz sobre essas questões abordando tecnologias como os kits prediais e os banheiros prontos, além de temas como o comissionamento em sistemas prediais.

“Contratos digitais e blockchain no setor da construção civil” — Apontada como uma tecnologia emergente com alto potencial para provocar disrupções no mundo dos negócios, a blockchain começa a encontrar aplicações na cadeia da construção. O e-book aborda temas como o uso de smart contracts entre incorporadora e cliente final, a tokenização de ativos imobiliários e a aplicação da blockchain para a rastreabilidade de processos da cadeia produtiva da construção civil.

“Construção off-site” — Sistema construtivo em ascensão no Brasil e no mundo, a construção modular off-site oferece uma série de oportunidades para a industrialização mais ampla da construção. O e-book reflete a imersão realizada pelo Grupo de Trabalho nos múltiplos sistemas construtivos que podem ser produzidos fora dos canteiros, sejam eles metálicos, em madeira engenheirada, à base de concreto ou  híbridos.

CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA MESMO O DOWNLOAD DA COLETÂNEA!

ator Gabriela Souza

Notícias Relacionadas