Setor imobiliário e construção civil se preparam para pós-pandemia
Gabriela Souza/8 de setembro de 2020
Resumo do texto:
A digitalização será uma das mais importantes mudanças para o setor da construção civil;
Obras continuaram em quase todo o país. O melhor resultado foi para as obras que já estavam em andamento e não tiveram que ser paralisadas;
Espaços e atividades empresariais devem ser remodelados, pensando na saúde, segurança e bem-estar dos funcionários;
O home office pode despertar a carência de espaços mais confortáveis nas casas, impactando diretamente o futuro do trabalho dos projetistas.
O webinar no canal do enredes no Youtube reuniu cinco empresários do setor da construção que discutiram o tema: “Os Impactos do Coronavírus no Mercado Imobiliário e no Setor da Construção Civil”.
O idealizador do enredes, Roberto de Souza, recebeu para este bate-papo: Emílio Fugazza, CEO da Eztec, Mario Rocha, sócio da Rocontec, Daniel Toledo, Ceo da Königsberger Vannucchi Arquitetura, Paulo Estefan e Eduardo Caram, VP de Operações e Head de Obras Novas e Operações da Thyssenkrupp Elevadores.
Mesmo com incertezas ao futuro das empresas, algumas mudanças já são possíveis ser consideradas. A digitalização, por exemplo, será uma das mais importantes nesse momento.
Organizações que até então não contavam com a tecnologia, agora devem se adaptar o mais rápido possível.
O impacto operacional das empresas
Consenso entre os convidados do webinar, é de que o mercado da construção e imobiliário vinha aquecido nos últimos anos. Os empresários estavam faturando bem no setor e mantinham a organização otimista.
Após a declaração da pandemia e ações de isolamento social em vários estados brasileiros, a continuação dos trabalhos e as próprias vendas ficaram sobre dúvida.
O cenário que estamos vivendo, no momento, é de incertezas com o impacto econômico sobre o consumidor final e as suas reais necessidades agora e no pós-pandemia.
Não é difícil imaginar que, por hora, ao meio de incertezas e sem perspectivas dos impactos gerados, clientes não queiram fechar novos negócios e projetos.
Mario Rocha diz que o abalo para a construção foi menor pois o setor não parou. As obras continuaram em quase todo o país. O melhor resultado foi para as obras que já estavam em andamento e não tiveram que ser paralisadas.
Por ser muito forte na questão digital, a parte de projetos também não sofreu com paralisações, pelo menos aqueles já estavam em execução.
Apoio ao colaborador se tornou mais importante
Outro ponto discutido, foi a importância que as relações humanas agregam para o negócio funcionar. Manter a saúde dos colaboradores é essencial para a retomada das empresas.
Alguns dos convidados esclareceram que tomaram medidas de prevenção desde o início da pandemia e essas ações devem ser incorporadas após a volta da nova normalidade. Os espaços e atividades empresariais devem ser remodelados, pensando na saúde, segurança e bem-estar dos funcionários.
Retomada das empresas
Não haverá o dia em que o fim da pandemia seja declarado. O vírus não se extinguirá de uma hora para outra. A retomada será gradual e com esforços de todas as equipes para entender esse novo momento, dizem os convidados.
Para essa aguardada volta, estão previstos novos comportamentos. A consciência colaborativa e a valorização da relação e produção humana devem crescer.
Para Daniel Toledo, o setor de projetos pode ter uma mudança, segundo as novas necessidades descobertas durante este período. O home office, por exemplo, pode despertar a carência de espaços mais confortáveis nas casas, impactando diretamente o futuro do trabalho dos projetistas.
Os fornecedores também terão que se adaptar, com entregas mais tecnológicas e digitais, espera-se mais do que nunca, agilidade e qualidade.
A nova realidade
Não tem mais volta para o que vivemos antes do coronavírus chegar. Tratando-se de empresas, o sentimento geral é de que elas devem se reinventar e aproveitar o momento de aprendizagem.
Nada adianta para empresários, esperarem uma solução, pode ser que ela demore a aparecer. Por isso, agora é tempo de interagir com as mudanças e adotar novas ações. É preciso garantir a estabilidade da empresa, colaboradores e impactar positivamente o consumidor pós-coronavírus.
Surgirão novas demandas tanto para os perfis de trabalho e colaboradores quanto para as novas necessidades dos clientes.
Para os empresários que participaram deste webinar, é importante que as empresas interajam e procurem soluções juntas. Especialmente falando da cadeia de construção, produtos e processos colaborativos poderão ser adequados para a nova realidade.
O que espera-se do novo, do pós-coronavírus, é que as organizações sejam mais criativas, adaptando as formas de trabalho, além da crescente na preocupação com o colaborador e digitalização de negócios.
Serão avanços permanentes. O futuro ainda é desconhecido, mas certamente, logo veremos a reinvenção do setor e sairemos melhores dessa crise, pelo menos essa é a visão dos convidados.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.
Cookies Estritamente Necessários
O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo, para que possamos salvar suas preferências nas configurações de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.