Saiba mais sobre os diferentes níveis de maturidade BIM

Gabriela Souza / 29 de março de 2021

Building Information Modelling (BIM) é uma representação digital das características físicas e funcionais de uma edificação e que permite integrar, de forma sistêmica e transversal, as várias fases do ciclo de vida de uma obra com o gerenciamento de todas as informações disponíveis em projeto. 

Quando bem utilizada, essa plataforma pode elevar o nível de confiabilidade dos projetos, processos de planejamento, controle de obras e operação do edifício, gerando aumento da produtividade, diminuição de custos e de riscos envolvidos. 

Mais do que um conjunto de licenças de softwares, o BIM é um processo evolutivo baseado em gestão da informação e em colaboração. É justamente o grau de desenvolvimento dessa colaboração que define o nível de maturidade de uma implantação BIM.  

Ficou interessado em saber mais sobre os níveis de maturidade BIM? Então, continue conosco! 

Níveis de maturidade BIM

Quando se fala em evolução do BIM, muitas vezes recorre-se à classificação de dimensões — 3D, 4D, 5D, 6D e 7D — que se referem à forma pela qual os tipos específicos de dados são vinculados a um modelo de informação. 

Mas a maturidade do uso do BIM em uma corporação é avaliada pela forma como todos os envolvidos trocam informações digitalmente. Nesse sentido, o pesquisador australiano Bilial Succar desenvolveu uma escala composta por quatro níveis de colaboração.  

O primeiro deles, chamado de Pré-BIM, consiste no uso de processos tradicionais, com CAD e plantas. Nesses casos, a maioria da informação é armazenada em documentos escritos. Sobretudo em projetos de maior complexidade, há uma grande possibilidade de existirem erros e incompatibilidades entre diferentes versões do projeto. 

O nível 1 de colaboração refere-se à transição do 2D para o 3D. Nesse estágio, há pelo menos um dos projetistas trabalhando com a modelagem da informação, mas não todos. Com isso, embora haja uso do BIM, ainda não existe uma colaboração efetiva no projeto. As disciplinas ainda são tratadas separadamente e a documentação final é composta, quase sempre, por desenhos 2D. Além disso, no nível 1, ainda se adota um modelo tradicional de aquisição de projetos. 

A maturidade cresce no nível 2 quando finalmente começa a existir colaboração ativa entre disciplinas e interoperabilidade por meio do formato IFC (Industry Foundation Classes), por exemplo. Para chegar a esse grau são necessárias mudanças estruturais no modelo de contratação de projetos e em processos internos. 

Algumas empresas da construção civil brasileira encontram-se nesse estágio, extraindo informações do modelo para municiar diferentes etapas do ciclo de vida do projeto, incluindo o planejamento e o sequenciamento de construção (BIM 4D) e informações de custo (BIM 5D). 

Colaboração máxima 

No nível 3, o mais avançado de todos, a colaboração entre a equipe interna e os parceiros externos não apenas acontece plenamente, como ela se dá na nuvem. Este é o chamado BIM Conectado no qual cada parte pode acessar e modificar o modelo compartilhado. Em outras palavras, todos podem acessar e trabalhar nos mesmos documentos e modelos compartilhados, diminuindo os riscos de informações desatualizadas ao longo do processo. 

Como você já sabe, o BIM é um vetor de mudança e uma solução para muitos problemas da construção. Ele também é um processo complexo e de larga extensão, que exige uma mudança no fluxo de informações e um grau de maturidade das empresas no mapeamento de seus processos internos. Por isso mesmo, a recomendação é evoluir gradativamente em pequenos passos (baby steps).  

Outra boa prática é identificar em qual nível a empresa se encontra em sua jornada de implantação BIM e, principalmente, até onde pretende chegar.

ator Gabriela Souza

Notícias Relacionadas