Por que é tão importante se conectar bem com mercado no tempo certo?

Gabriela Souza / 7 de julho de 2022

Na construção civil, o sucesso das empresas que trabalham com sistemas inovadores, assim como daquelas que oferecem soluções convencionais, depende diretamente de conexões amplas e sólidas com diferentes agentes da cadeia produtiva. Afinal, são múltiplas as personas envolvidas na adoção de um produto ou solução, de projetistas a construtoras, passando por incorporadores e por outros fornecedores. Mas como se ligar a influenciadores e prospects de forma eficaz e objetiva?

Foi pensando em responder essa pergunta que o CTE Enredes criou a Rede de Negócios. Trata-se de uma assessoria que visa auxiliar as empresas do setor a melhorar o posicionamento de seus produtos, serviços e soluções tecnológicas frente ao mercado.

MAIS DO QUE NETWORKING

O trabalho da Rede de Negócios tem início com uma análise da contribuição do produto ou serviço para resolver dores do mercado, como redução de custos, prazos e melhoria da qualidade e produtividade. 

A solução também é avaliada com relação à conformidade às normas técnicas e ao atendimento a parâmetros de sustentabilidade. O objetivo é identificar os diferenciais do produto e orientar a empresa sobre a melhor forma de comunicar ao mercado esses benefícios.

Em tese, ninguém melhor do que o próprio fornecedor/desenvolvedor para conhecer seu produto/serviço. Contudo, diante da complexidade e do dinamismo  dos tempos atuais, nem sempre as empresas têm domínio suficiente sobre os benefícios oferecidos por seus produtos ou serviços, ou mesmo sobre as dores do público-alvo que ele pode atender.

Após esse mapeamento, uma Rede de Negócios é formada composta por influenciadores e clientes prospects que potencialmente se beneficiariam com o produto/serviço oferecido. A conexão é estabelecida, de fato, em um workshop realizado em plataforma online com curadoria do CTE Enredes. 

“A apresentação técnica da solução a um público seleto consegue exponenciar a presença da empresa no mercado e aumentar suas vendas”, comenta o consultor do CTE Enredes, Paulo Perez. Segundo ele, “a Rede de Negócios favorece a comunicação institucional e auxilia a construção do discurso comercial e de marketing da empresa, com base em diferenciais competitivos. Com isso, fica fácil mostrar de forma clara os aspectos relevantes do produto para as pessoas certas, em particular, projetistas, especificadores, incorporadores e construtores”.

ESTRATÉGIAS PARA ALAVANCAR NEGÓCIOS

A consultoria destina-se empresas (fabricantes de produtos e fornecedores de serviços e soluções tecnológicas) interessadas em:

  • Contar com a expertise dos especialistas do CTE para identificar a melhor forma de apresentar seus produtos e serviços ao mercado;
  • Melhorar a presença no mercado e potencializar vendas;
  • Rever e complementar a estratégia de abordagem ao mercado;
  • Promover conexões com influenciadores e clientes prospects;
  • Analisar o produto, serviço ou solução tecnológica em relação às normas técnicas para embasar o discurso face ao mercado;
  • Conhecer o produto, serviço ou solução em relação à sua contribuição para as certificações de sustentabilidade;
  • Analisar a adequação de produtos, serviços e soluções para o mercado e identificar possíveis oportunidades de melhoria.

Empresas que estão em uma trajetória ascendente, a exemplo da Brasil ao Cubo (construção off-site), da Urbem e da Noah (madeira engenheirada) já aderiram a esse serviço, realizando workshops para difundir conhecimento sobre suas soluções e se aproximar de tomadores de decisão estratégicos. Ficou interessado em saber mais sobre a Rede de Negócios? Então clique aqui para ter acesso a outras informações!

ator Gabriela Souza

Notícias Relacionadas