Melhoria contínua é chave para se manter à frente da concorrência

Gabriela Souza / 26 de maio de 2022

Mais do que indutores de sucesso, a inovação e a evolução constante são condições para manter a competitividade a longo prazo e a perenidade dos negócios. Para quem desenvolve produtos, serviços ou soluções tecnológicas, a inovação confere maior adaptabilidade para enfrentar os desafios do mercado e para responder rapidamente às suas demandas, além de ampliar mercados e a relevância da empresa. 

Já a melhoria contínua foca em buscar novas possibilidades de avançar ou desenvolver o que já existe, como por exemplo nos sistemas de qualidade. Trata-se de um esforço contínuo para melhorar produtos, processos ou serviços, através de seu aperfeiçoamento.. O conceito de melhoria contínua desconsidera a ideia de que produtos, processos e serviços podem ser bons o suficiente. Ou seja, não há nada suficientemente bom em uma organização que não mereça estar em processo de aprimoramento constante.

Em um cenário de alta competitividade e globalização, companhias de diferentes portes precisam buscar a evolução permanente para evitar a obsolescência das suas soluções. Mas como fazer isso com consistência? 

Para começar, uma estratégia eficaz é fazer uma análise profunda sobre possíveis pontos de melhoria. Com avaliação é possível, por exemplo, identificar oportunidades de melhoria incrementais ou, até mesmo, mais disruptivas que conduzam a ganhos de mercado, de produtividade, de melhoria de posicionamento, além de ter clientes mais satisfeitos. Identificar e entender essas oportunidades potenciais do produto/solução significa agir de forma mais assertiva para explorá-las.

Rede de Negócios

Criada pelo CTE enredes, a Rede de Negócios realiza esse diagnóstico para as empresas que atuam na cadeia da construção civil. O objetivo é melhorar o posicionamento de produtos, serviços e soluções tecnológicas frente ao mercado.

O trabalho consiste em uma análise crítica da contribuição do produto, serviço ou solução tecnológica para resolver dores do mercado, complementada por verificação da conformidade às normas técnicas e atendimento aos parâmetros de sustentabilidade. A ideia é identificar os diferenciais do produto, serviço ou solução tecnológica para definir uma abordagem mais objetiva direcionada a clientes prospects, como projetistas, especificadores, incorporadores e construtores.

Nos últimos anos, o mercado de construção vem evoluindo rapidamente, incorporando tecnologias inovadoras e sustentáveis para as quais o conhecimento baseado em diferenciais técnicos é fundamental para orientar a escolha de um produto ou serviço.  A Rede de Negócios foi formatada para preencher essa lacuna, prestando apoio aos fabricantes de produtos e fornecedores de serviços se posicionarem de forma mais competitiva. A Rede de Negócios reúne o conhecimento e a credibilidade acumulados em mais de trinta anos de atuação do CTE no mercado da construção. Nossas equipes compreendem profundamente as nuances desse ecossistema por meio de prestação de serviços em inovação, tecnologia, desempenho e sustentabilidade para fundos de investimento, incorporadores, projetistas, construtores e fabricantes.

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ator Gabriela Souza

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