Empreendedorismo e inovação são pilares que sustentam o crescimento da Bild/Vitta

Gabriela Souza / 22 de julho de 2022

Presente em mais de 40 cidades, por meio de quinze regionais, a Bild/Vitta vem registrando expansão significativa nos últimos anos, resultado de um modelo de negócios inovador.

José Luiz Camarero Neto, sócio-diretor do grupo, e João Carlos Moreira Filho, sócio da regional Ribeirão Preto, compartilharam a jornada da empresa que atua no segmento residencial no interior de São Paulo e, mais recentemente, em Minas Gerais. Durante o 9º episódio da série “Diálogos com a Construção”, comandado por Roberto de Souza, eles contaram que o grupo é composto por dois negócios complementares: a Bild Desenvolvimento Imobiliário, criada em 2017, voltada ao segmento de média e alta renda, e a Vitta Residencial, nascida em 2011, dedicada às habitações de padrão econômico. Posicionadas entre as maiores construtoras do país e líder no interior paulista, a Bild/Vitta lançaram, em 2021, 2 bilhões de reais de VGV.

SÓCIOS REGIONAIS

O modelo de crescimento adotado pelo grupo tem como bases a inovação e o empreendedorismo. “Desenvolvemos sócios regionais, com olhar de dono, visão sistêmica e autonomia para gerir o negócio em cada localidade. São pessoas que vivem e conhecem muito bem as cidades e que estão muito alinhados com a nossa cultura”, explicou José Luiz Camarero Neto.

Para estruturar essa ação, a companhia mantém há cinco anos um programa de formação de sócios, que prepara os profissionais para desenvolver competências técnicas e comportamentais, seja para se tornarem sócios da Bild/Vitta, seja para criarem outros negócios. Atualmente mais de 70 pessoas participam da iniciativa.

Com um programa de intraempreededorismo, o grupo incentiva, também, a criação de spin-offs que possam prestar serviço para fora do mercado. “Hoje, o nosso departamento de contabilidade e de recursos humanos é uma empresa independente que presta para a Bild e para a Vitta e, também, para o mercado”, revelou Neto. “Outro resultado do programa é a Aconchega, que trabalha com a equipagem final dos apartamentos, oferecendo serviços como instalação de ar condicionado, tela de proteção e fechamento de sacada”, continuou ele.

Na visão do executivo, um fator de sucesso para a companhia é a operação com estrutura leve, ágil, com baixa exposição de capital. O landbank, por exemplo, é composto por 90% de permutas. Ao todo são três mil colaboradores, divididos entre as quinze regionais. 

Para João Carlos Moreira Filho, também contribui para os resultados positivos a constante preocupação com a  satisfação do cliente. “Mapeamos toda a jornada e buscamos inovar para que nosso cliente tenha um produto que supere suas expectativas”, disse ele, citando como exemplos detalhes, como a entrega das unidades com tomadas USB e placas de captação fotovoltaica em alguns empreendimentos.

INDUSTRIALIZAÇÃO E EFICIÊNCIA

Em um contexto particularmente desafiador — com aumentos crescentes do custo de construção, achatando as margens das empresas, e elevações nas taxas de juros — a saída encontrada pela Bild/Vitta tem sido maximizar a eficiência e reduzir o ciclo de construção.

Uma das ações, nesse sentido, vai em direção à maior industrialização, com a adoção de kits para as instalações prediais, que proporcionam ganho de qualidade e abreviam o tempo de execução. “Também estudamos metodologias mais enxutas e leves” disse Neto. Entre elas, o Bild Dry, baseado em sistemas de vedação secos, que permitem redução de 30% o peso total da construção, as fachadas painelizadas em steel frame, atualmente em fase de testes em um empreendimento em Ribeirão Preto.

“O cenário é turbulento principalmente para o segmento de habitação popular, mas podemos aproveitar esse momento para melhorar o nosso desempenho e buscarmos alternativas para termos processos mais eficientes e obras mais rápidas”, analisou Moreira Filho.

“Independentemente de crises, a demanda de mercado sempre vai existir porque novas famílias se formam diariamente e há um deficit habitacional enorme”, afirmou Neto, enfatizando que a conjuntura atual induz as empresas a se voltarem para uma faixa de renda superior. “Mas temos uma lição de casa importante a ser feita. Precisamos revisitar os produtos e oferecer alternativas”, afirmou ele, citando como exemplo, o desenvolvimento de apartamentos com o mesmo programa, mas com metragem menor, que sejam mais acessíveis.Se você não conseguiu assistir ao vivo o nono episódio de “Diálogos com a Construção”, não deixe de conferir a gravação do encontro clicando aqui!

ator Gabriela Souza

Notícias Relacionadas