Construtoras avançam na digitalização dos canteiros visando competitividade

Redação Enredes / 22 de setembro de 2022

Ao favorecer a comunicação entre os profissionais e melhorar o planejamento e o monitoramento dos processos, a digitalização da construção pode levar a gestão da obra a um novo patamar de eficiência. Algumas empresas têm obtido ganhos diretos e indiretos com a introdução dessas novas tecnologias. Entre eles, redução de custos e de retrabalhos, agilidade na tomada de decisão, sustentabilidade e segurança jurídica.

Dois exemplos, nesse sentido, são a Even e a Tarjab, que participaram do 12º episódio do Diálogos com a Construção, programa semanal comandado por Bob de Souza, CEO do CTE, no YouTube.

Combo de tecnologias integradas

Marcelo Morais, diretor-executivo de operações na Even, explicou que a jornada de transformação digital na companhia começou em 2011, quando se identificou a necessidade de buscar parceiros externos para agilizar o processo de mudança. Em 2012, a construtora e incorporadora firmou parceria com a Autodoc para implantação do GD4, software de gestão de documentos fiscais e legais integrado às catracas de controle de acesso. 

A evolução continuou ao longo de 2014 e 2015, com a criação de métodos, rotinas e a formação de um comitê de inovação. Com todos os canteiros digitalizados, nos anos seguintes, a Even ampliou o uso de dispositivos mobile e avançou na adoção da modelagem da informação da construção (BIM).

“Ao longo desse período, aprendemos que a inovação é toda solução que pode resolver problemas e superar desafios”, sintetizou Morais. Segundo ele, para que a inovação gere resultados objetivos, não se pode prescindir de um sistema estruturado, inteligência corporativa e treinamento.

“Na Even entendemos canteiros inteligentes como uma rede de portais e serviços conectados que facilitam a gestão das obras e proporcionam produtividade, controle, padronização e eficiência operacional”, definiu Morais. Ele citou múltiplas soluções digitais adotadas pela empresa. Entre elas, o Portal Online, que consolida todas as ferramentas e aplicativos para a administração da obra; o Power BI, que fornece análises para tomada de decisão; o Snagr para monitoramento do sistema de gestão da qualidade; e o GD4, mais recentemente equipado com controle de acesso por reconhecimento facial.

BIM e governança

Na Tarjab, a digitalização dos canteiros já vinha sendo discutida internamente, mas teve uma guinada em 2013. Inicialmente o foco foi direcionado para a segurança do trabalho e para o controle de pessoas que ingressam no canteiro. “Com a introdução do software de gestão de documentos, temos garantia de conformidade da documentação e mais segurança física e jurídica. Essa tecnologia nos ajuda a mitigar qualquer tipo de reclamação de funcionários ou prestadores de serviço, bem como dá mais transparência e controle efetivo da força de trabalho”, disse Sérgio Domingues, diretor técnico na Tarjab, sobre o Autodoc GD4.

Gradualmente, as aplicações foram adquirindo maior robustez na construtora, incorporando ferramentas de controle de obra e o uso mais maduro do BIM. Na Tarjab, a modelagem da informação da construção é utilizada, inclusive, para antecipar desafios técnicos e para orientar as equipes em serviços críticos, como a montagem de armaduras mais complexas e a execução de contrapiso nos andares-tipo.

Na visão do diretor da Tarjab, o futuro aponta para soluções mobile, que permitam aos gestores ter dados estratégicos à mão a todo momento. “Nosso negócio está cada vez mais complexo e são crescentes as exigências da sociedade, dos clientes e das normatizações. O contexto não permite controles analógicos. Por isso, temos transformado tudo que era em papel em soluções mobile”, exemplificou Domingues. Outra ação interessante da construtora foi a conversão dos procedimentos de execução em recursos audiovisuais visando chegar com mais assertividade aos profissionais que estão na linha de frente dos trabalhos.

Se você não conseguiu assistir ao vivo o 12º episódio do Diálogos com a Construção, não deixe de conferir a gravação do encontro no canal do enredes no YouTube! Aproveite e confira, também, episódios anteriores com personalidades e líderes do setor sobre temas como estratégia, inovação, novas tecnologias, industrialização e ESG.

ator Redação Enredes

Notícias Relacionadas