Como as empresas podem se destacar em um mercado competitivo?

Redação Enredes / 9 de maio de 2022

Para uma empresa, buscar um diferencial competitivo é uma estratégia não apenas para se destacar perante a concorrência no curto prazo, mas também uma rota para crescer de forma sustentável e obter mais rentabilidade de forma consistente ao longo do tempo. Esse diferencial competitivo pode ser conquistado de várias formas, seja pela oferta de um produto inovador, seja quando se agrega valor no atendimento do consumidor, por exemplo. 

Nessa jornada de busca por diferenciação, há duas estratégias capitais para as empresas, independentemente do seu porte ou segmento de atuação. A primeira é identificar oportunidades de melhorar o produto ou serviço oferecido, sempre com um olhar alinhado com o que é percebido como valor pelo cliente. É importante, também, estabelecer e incrementar conexões com influenciadores e prospects para amplificar a atuação no mercado e, consequentemente, as vendas.

Em um contexto em que sustentabilidade e princípios ESG (Environmental, Social and Governance) estão em destaque no mercado, o diferencial competitivo pode estar no atendimento a parâmetros de sustentabilidade. Vale lembrar que investir, seguindo os critérios ESG, passou a ser um fator para mensurar o valor de mercado de uma empresa. Não é sem motivo que cada vez mais, fundos de investimento, incorporadoras, construtoras e projetistas observam aspectos normativos e de sustentabilidade na hora de especificar ou adquirir materiais, serviços e soluções tecnológicas para um empreendimento.

O fator de diferenciação pode estar também na habilidade da empresa estabelecer uma comunicação clara e objetiva com o mercado. “Nunca o mercado de construção e seus profissionais tiveram acesso a tanta informação e tão pouco tempo para a tomada de decisão. São novos produtos, serviços, normas e certificações, tornando imperativo saber se comunicar de forma transparente e com embasamento técnico, destacando os pontos-fortes de cada solução”, comenta o consultor do CTE enredes, Paulo Perez.

Como a Rede de Negócios pode ajudar?

Destinado a fabricantes e fornecedores do setor da construção, a Rede de Negócios é um trabalho de assessoria oferecido pelo CTE enredes. A ideia é combinar conhecimentos técnicos, de marketing e comercial visando melhorar o posicionamento de produtos, serviços e soluções tecnológicas frente ao mercado. 

O trabalho envolve, além da elaboração de diagnósticos técnicos, e a estruturação de uma rede de negócios com influenciadores e clientes em potencial, em particular projetistas, especificadores, incorporadores e construtores, através da promoção de um workshop, sempre com foco em potencializar vendas.

A Rede é indicada para empresas que buscam:

  • Explorar uma abordagem mais assertiva para apresentar ao mercado seus produtos, serviços e soluções;
  • Ampliar participação no mercado e potencializar vendas;
  • Melhorar a conexão com influenciadores e prospects;
  • Analisar produto, serviço ou solução tecnológica em relação às normas técnicas para embasar o discurso face ao mercado;
  • Analisar a adequação de produtos, serviços e soluções para o mercado da construção e identificar oportunidades de melhoria.

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ator Redação Enredes

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