Casas pré-fabricadas: benefícios para investir

Gabriela Souza / 21 de outubro de 2020

Resumo do texto

  • Casas pré-fabricadas são alternativas para problemas habitacionais e também em relação a entrega em prazos menores;
  • São módulos produzidos em fábricas e transportadas para o canteiro de obras para serem montadas a partir de um modelo sob medida;
  • Pode ser utilizada em programas como o “minha casa minha vida” e como solução para o déficit habitacional;
  • Dentre os benefícios estão: redução de custo, sustentabilidade e durabilidade;
  • No Brasil ainda falta fomento por parte de empresas, projetistas e do próprio governo para que as construções modulares sejam uma realidade nas obras.

A construção civil vem evoluindo em passos lentos no Brasil, mas já é um bom começo. A industrialização, por exemplo, é um marco no setor e promete trazer mais facilidades e resultados cada vez melhores, como é o caso das casas pré-fabricadas.

Esse modelo de construção tem sido alternativa para diversos problemas encontrados dentro dos canteiros de obras, entregando construções em menos tempo, com redução de gastos e ainda assim com qualidade e apelo sustentável.

Conhecido como construção off-site, as construções modulares são fabricadas e transportadas até o canteiro de obras para serem montadas de acordo com o projeto e com uso de mão de obra especializada.

As casas pré-fabricadas são muito utilizadas em países como Japão, Estados Unidos e em parte da Europa. Por aqui, existem alguns empecilhos como a falta de projetistas que pensam nesse modelo de construção, falta de isonomia tributária e no tempo de aprovação de projetos, que demoram mais do que a própria construção, segundo especialistas.

Empresas como Brasil ao Cubo já participam dessa mudança no país e ajudam a fomentar o mercado de pré-fabricados, que podem ser de grande ajuda em programas como o “Minha casa minha vida”, além de amenizar o déficit habitacional.

Benefícios em investir em casas pré-fabricadas

É preciso ficar antenado às novidades da construção civil, principalmente empresas e profissionais do setor, já que a industrialização é um importante passo em relação às obras em todo o país.

As casas pré-fabricadas oferecem diversos benefícios e vantagens além daqueles que já mencionamos rapidamente no começo deste artigo em relação à construção tradicional. Acompanhe a seguir alguns deles, que podem ser aplicados em diversas finalidades: comercial, residencial, hotelaria, entre outros.

Agilidade e entrega no prazo

Sem dúvidas esse é um dos maiores benefícios das casas pré-fabricadas. Como os módulos são feitos a partir do projeto e transportados até o canteiro de obras, basta montá-los. Nesse modelo há uma redução drástica de ciclos e prazos ou problemas com o tempo.

Redução de custos

Por ser neste sistema de fábrica – canteiro de obras, a redução com a mão de obra é expressiva, além de menos gastos com materiais e perda de tempo com retrabalho. Por isso, as casas pré-fabricadas podem ser consideradas um sistema mais econômico – pelo menos na parte prática.

Menos desperdício

Já que não há material no canteiro de obras, o desperdício deles é menor, além de gerar muito menos entulho do que uma construção tradicional, já que são feitos sob medida.

Sustentabilidade

Relatórios apontam redução de 80% no desperdício em canteiros de obras, segundo Paulo Oliveira, CEO da Aratu (entrevista webinar enredes). Uma construção tradicional depende de muito mais material, que acaba liberando gás carbônico, além de contar com uma quantidade exorbitante de entulho por metro quadrado. A construção modular pesa menos, resultando em menor impacto negativo ambiental e gera resíduo insignificante, ainda mais quando descartado corretamente.

Durabilidade

A partir de estudos e melhorias constantes nas casas pré-fabricadas, é possível otimizar o desempenho em comparação a construção tradicional, ou seja, a durabilidade e segurança dos materiais é reforçada.

Previsibilidade de custos

Assim como é possível prever a entrega mais assertiva da construção, também é possível estabelecer um custo fixo, já que a obra está menos passível a erros e com o layout pronto. É possível saber todos os custos e quantidade de peças necessárias. Aliada à automação e intervenção de tecnologia, a obra se torna ainda mais eficiente.

Principais matérias-primas de casas pré-fabricadas

Outro benefício das casas pré-fabricadas são os diversos tipos de materiais que podem ser usados na construção, até mesmo a combinação deles. Conheça os principais:

Madeira/wood frame – um dos materiais mais tradicionais usados em construção modular. A madeira deixa um aspecto mais rústico. A combinação com outros materiais conferem segurança contra o fogo, por exemplo, o que difere de construções tradicionais.

Plástico + concreto – é uma combinação de paredes portantes compostas a partir de perfis de PVC preenchidos com concreto. As lajes de entrepiso e de cobertura são de concreto armado. Uma construção como essa pode ser erguida em apenas 20 dias.

Parede de concreto – as paredes já saem fabricadas moldadas para receber a parte elétrica, hidráulica e esquadrias. Por ser um sistema de montagem rápido, é muito indicado para conjuntos habitacionais.

Steel Framing – é uma estrutura metálica a partir do uso de perfis de aço formados a frio como elemento estrutural. É um ótimo material em questões ambientais, visto a reciclagem do aço e redução de desperdícios.

Contêiner naval – uma das promessas de construções modulares são os feitos a partir de contêineres, que chegam prontos na obra e podem ser montados rapidamente e tem alta adaptabilidade, além de contribuir para uma obra mais limpa e quase sem resíduos.

Investir em pré-fabricados desperta uma cadeia de resultados positivos. Para as empresas, clientes e meio ambiente são inúmeros benefícios como você pode observar. Por isso é tão importante profissionais e sociedades estarem em sintonia com as novidades do setor e começarem a cobrar por inovação.

ator Gabriela Souza

Notícias Relacionadas