Entrevista: Myriam Tschiptschin

CONFIRA O BATE PAPO 

Myriam Tschiptschin, Coordenadora de Parcerias e Inovação do CTE, comenta sobre a importância da inovação em produtos e processos, além da possibilidade de novos negócios na construção

 

Qual a importância da inovação hoje para as empresas da cadeia produtiva da construção?

No atual cenário de recessão, as empresas da construção precisam se diferenciar para serem competitivas, apresentando produtos que respondam às necessidades primordiais dos clientes e com preços competitivos. Em algum momento, a cadeia terá que revisitar seus modelos de negócios, seus processos e produtos com um novo olhar para poder reequilibrar a realidade corporativa às demandas da sociedade. A inovação irá pautar, portanto, esta revisita e incrementar o caminho de mudanças, seja para o desenvolvimento de novas soluções, novas estratégias de produção, melhoria de processos e serviços, renovação nas relações com os clientes e mercado.

 

É possível perceber oportunidades de novos negócios neste cenário restritivo que a construção enfrenta?

Sim. Historicamente as crises econômicas ocasionam recomeços de novos ciclos e, portanto, temos que aproveitar essa oportunidade para aprendermos com o ciclo que está se encerrando e propormos soluções inovadoras, visando um novo e sustentável crescimento do setor da construção. As novas oportunidades que o CTE vislumbra hoje para o esse setor serão apresentadas e debatidas por diversos especialistas na oficina a ser realizada no dia 27/04/17.

 

Na sua opinião, quais áreas ou segmentos podem ser explorados pelas empresas para diversificação de sua atuação e ampliação de seus negócios?

No mapeamento de novas cadeias produtivas que o CTE está desenvolvendo, os setores que tendem a trazer mais oportunidades para a construção civil são os de infraestrutura, saúde, instituições financeiras, agronegócios e varejo.

 

Qual o objetivo desta oficina e o que devemos esperar dela?

Esta oficina irá abordar tanto o empreendedorismo em produtos e processos como em novos negócios, apontando para novas oportunidades de atuação e diferenciação no mercado, de modo que se possa manter um ciclo de crescimento sustentável das empresas da construção. Para isso, além das empresas líderes da cadeia da construção que apostam em inovações, iremos contar com a visão de representantes de outros setores da economia, que trarão novas abordagens e visões empresariais inovadoras.

Myriam Tschiptschin
Coordenadora de Parcerias e Inovação do CTE. Arquiteta, Urbanista e Mestre na área de Planejamento Urbano e Regional pela FAU-USP. Especialista em Novas Tecnologias aplicadas à Arquitetura pela Universidad de Alcalá - Madri. LEED® AP pelo USGBC.

  

Próximos eventos:
seg ter qua qui sex sab dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30