Sustentabilidade

Como reduzir custos operacionais e valorizar os ativos imobiliários

No dia 28/06/17, seis palestrantes e 155 profissionais da cadeia produtiva da construção participaram da segunda oficina temática do ano promovida pelo EnRedes – Sustentabilidade: como reduzir custos operacionais e valorizar os ativos imobiliários.

O primeiro Painel focou na importância da sustentabilidade na valorização imobiliária de empreendimentos. A palestrante Izabel Barros abordou cases e tendências quanto ao trabalho, uso e ocupação dos espaços corporativos, propondo um ecossistema resiliente ao se projetar estes espaços, ou seja, devem ser desenhados para adaptar e evoluir ao longo do tempo, com otimização imobiliária, promovendo altos níveis de engajamento dos funcionários e produtividade. Fernando Didziakas apresentou estudos e análises comparativas da performance dos empreendimentos comerciais certificados LEED e dos convencionais no mercado imobiliário, destacando o número elevado de edificações comerciais convencionais e em operação na cidade de São Paulo (cerca de 2.800 edifícios) que, por não adotarem estratégias sustentáveis, desperdiçam energia e água, impactando negativamente no ambiente. Antonella Marzi abordou conceitos e estratégias Smart Cities em bairros e comunidades planejadas, apresentando o case da primeira cidade inteligente social do mundo, a Smart City Laguna, na região de Croatá em São Gonçalo do Amarante (CE), que visa o benefício do alto potencial de valorização e desenvolvimento econômico da região.

O segundo Painel trouxe a discussão de como a sustentabilidade pode impactar na redução de custos operacionais de empreendimentos. O palestrante Wagner Oliveira tratou do desempenho energético nas edificações, e de que este pode ser um diferencial competitivo em ativos imobiliários, apresentando índices de desempenho e resultados para retenção de locatários e expondo a importância de se adotar um plano estratégico de gestão da energia nos empreendimentos. Roberval Daiton Vieira Júnior apresentou o case do edifício certificado LEED EZ TOWERS, focando nas estratégias adotadas e diferenciais ambientais do empreendimento, que possibilitaram a redução do custo operacional do edifício, assim como do custo do condomínio. Por fim, Marcio Takata, da Greener, que substituiu o palestrante Rodolfo Meyer, apresentou estudos de viabilidade para instalação de sistemas fotovoltaicos e cases inovadores, que obtiveram grandes benefícios na otimização dos custos de implantação e operacionais.

Com a apresentação de conteúdos ricos e diferenciados, em um ambiente descontraído e propício para a troca de conhecimento, a oficina promoveu um amplo debate, a participação ativa de todos os presentes e um frutífero networking.

Na programação abaixo, você pode acessar as palestras apresentadas na oficina e autorizadas pelos palestrantes para publicação.

 

PROGRAMAÇÃO 28/06

Clique nos nomes dos palestrantes para acessar os currículos

8h00 Credenciamento | Good Morning Coffee

8h15 Abertura

Roberto de Souza (Presidente do CTE)

 

Painel I - Sustentabilidade e Valorização Imobiliária

8h30 Design, inovação e sustentabilidade em escritórios corporativos

Izabel Barros (PhD Applied Research + Consulting for LatAm da Steelcase)

9h00 Análise do mercado de escritórios de empreendimentos LEED x Convencionais: como performam em vacância e preços

Fernando Didziakas (Diretor de Negócios da Buildings - Pesquisa Imobiliária Inteligente)

9h30 Estratégias Smart Cities para diferenciação de projetos de bairros e comunidades planejadas

Antonella Marzi (Co-Fundadora da ReCS Architects e Diretora da ReCS Brasil)

10h00 Debates - Moderador:

Rafael Lazzarini (Gerente Comercial e de Novos Negócios da Unidade de Sustentabilidade do CTE)

10h30 Coffee Break

 

Painel II - Sustentabilidade e Redução de Custos Operacionais

11h00 Desempenho energético como diferencial competitivo no mercado imobiliário

Wagner Oliveira (Integrante do Comitê Diretor e Gerente de Consultoria da Unidade de Sustentabilidade do CTE)

11h30 Estratégias de sustentabilidade em projetos, sistemas e obras para redução dos custos ao longo da vida útil dos empreendimentos – Case EZTOWERS – EZTEC

Roberval Daiton Vieira Júnior (Gerente de Projetos Corporativos da EZTec)

12h00 Estudos de viabilidade para instalação de sistemas fotovoltaicos em edificações

Marcio Takata (CEO da Greener)

12h30 Debates - Moderador:

Daniel K. Ohnuma (Integrante do Comitê Diretor e Consultor Sênior da Unidade de Sustentabilidade do CTE)

13h00 Encerramento

 
A emissão de gases de efeito estufa (GEE) deste evento foi calculada pelo CTE e foram plantadas pela empresa Curupira 30 árvores para neutralizar os efeitos das emissões de CO2.

Total de emissões do evento (kgCO2e) = 5.240

Capacidade média de retenção de CO2 por árvore durante 20 anos = 175,14

Número de árvores plantadas para neutralização de GEE deste evento = 30

 

 

Informações?

11 2614-7327

eventos@cte.com.br

 

Próximos eventos:
seg ter qua qui sex sab dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
PATROCÍNIO
Clique nos logos e saiba mais sobre nossos patrocinadores
APOIO