Reduzindo custos e riscos com a sustentabilidade em canteiros de obras

Apresentação teórica e prática com cases de sucesso e visita a canteiro de obras sustentável

Embora existam em torno de 400 canteiros de obras certificados como green buildings pelos sistemas LEED e AQUA em todo o Brasil, pouco se discute sobre como reduzir, simultaneamente, impactos, custos e riscos ambientais durante a etapa de construção.

Um canteiro de obras em plena operação convive diariamente com diversos tipos de aspectos e impactos ambientais que precisam ser muito bem administrados pela equipe de engenharia da obra, como, por exemplo: escavação e movimentação de terra, controle da erosão e sedimentação do solo, geração de resíduos, consumo e desperdício de água, geração de poeira e de ruído, descarte de efluentes, consumo de energia elétrica, entre outros.

Um canteiro de obras sustentável deve ser projetado e operado para utilizar de forma racional os recursos naturais, devendo ainda ser planejado para evitar que a poluição ambiental acarrete em prejuízos e incômodos à vizinhança e à própria empresa construtora, que pode ter a sua imagem e reputação comprometidas.

Neste contexto, este curso tem como objetivo demonstrar através de conceitos teóricos e exemplos práticos que, ao se prevenir a poluição antes que ela ocorra, é possível reduzir impactos, custos e riscos ambientais num canteiro de obras. Durante todo o curso serão apresentadas diversas soluções sustentáveis e inovadoras que estão sendo implementadas pela equipe de consultores do CTE em diversos empreendimentos green buildings, de diferentes tipologias construtivas e em várias regiões do Brasil.

 


 

Programação do curso

9h00 Módulo 1
Introdução aos riscos ambientais existentes em canteiros de obras e conceitos gerais

  • Conceito de sustentabilidade e o mercado das certificações ambientais
  • Aspectos, impactos e riscos ambientais existentes nos canteiros de obras: controle de erosão e sedimentação, geração de resíduos de construção e demolição, consumo de água e desperdício, consumo de energia, supressão da vegetação, geração de poeira, etc.
  • Legislação ambiental pertinente aos canteiros de obras e interface com os impactos e riscos ambientais apresentados

10h30 Coffee Break

 

11h45 Módulo 2
Estratégias e cases de sucesso de redução de impactos, custos e riscos em canteiros

  • Cases de redução de custos através de exemplos práticos: reutilização e reciclagem de resíduos, sistema lava rodas com reuso de água, aquecedor solar, sistema de aproveitamento de água de chuva, sistema de lavagem de pincéis, etc.
  • Como realizar a gestão dos riscos ambientais envolvidos num canteiro de obras através de exemplos práticos: levantamento de dados sobre legislação ambiental, autuações e embargos de obras, matriz de impactos e riscos.

13h30 Horário livre para almoço

 

14h30 Módulo 3
Visita monitorada em canteiro de obras sustentável

  • Deslocamento com ônibus/van fretado para visita in loco
  • Apresentação da equipe de obra e do empreendimento
  • Explicação sobre o histórico de controle ambiental da obra
  • Visita guiada ao canteiro de obras para vivência prática dos controles ambientais
 

16h30 Módulo 4
Multiplicando conhecimentos

  • Retorno ao CTE
  • Debate e esclarecimento de dúvidas referentes à visita in loco
  • Troca de conhecimento e network entre os participantes

18h00 Encerramento

 
 

 

FACILITADORES

Olivia Marques

Graduada em Engenharia Civil em 2007 e Engenharia Ambiental em 2009. Mestre em MSc Water, Energy and Waste pela University of Salford, Inglaterra, em 2010. Consultora no CTE - Centro de Tecnologia de Edificações, e responsável pela coordenação de uma equipe de consultores de obras sustentáveis e sistemas prediais em São Paulo. LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council desde 2014. Pós-graduada em gerenciamento de projetos pela FGV - Fundação Getúlio Vargas e PMP® - Project Management Professional desde 2015. Experiência com consultoria na área de construção sustentável. Consultora em certificação LEED® de obras localizadas na cidade do Rio de Janeiro, São Paulo e Belém/PA. Citando-se a reforma do estádio Mario Filho, o Maracanã; Reforma do Edifício Manchete; construção do Shopping Bosque Grão Pará em Belém/PA, dentre outras.

 

Daniel Ohnuma

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos em 1998. Mestre em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da USP em 2003. MBA em Gestão da Sustentabilidade pela Fundação Getulio Vargas em 2013. Auditor Líder ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e SA 8000 (Responsabilidade Social). Consultor qualificado pelo GRI - Global Reporting Initiative para elaboração de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa. Auditor AQUA-Construção Sustentável pela Fundação Vanzolini. Com 16 anos de experiência profissional como Gerente e Consultor do CTE nas áreas de gestão, qualidade, tecnologia, projetos, materiais e obras sustentáveis. Corresponsável pela gestão de mais de 170 green buildings certificados pelos sistemas LEED e AQUA, de diferentes tipologias construtivas em várias regiões do Brasil.

 
12/04/17
quarta-feira / das 9h às 18h
 
20 vagas disponíveis

 

Onde
UniCTE - Universidade Corporativa CTE
Rua Álvaro Rodrigues, 182 - Cj. 116
Brooklin – São Paulo
CEP 04582-000

 

Para quem
Investidores, gerentes de projeto/contrato, coordenadores e consultores de obras, gestores de meio ambiente.

 

Investimento

R$ 700,00

 

Informações?

11 2149-0397

enredes@cte.com.br

 

Próximos eventos:
seg ter qua qui sex sab dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30