veja nosso
último artigo

Inovação 17 de Dezembro de 2019

RCD: promovendo a inovação na construção civil brasileira

Empresas do setor participaram de uma programação que fortaleceu ainda mais esse ecossistema

Desde 2018 a Rede Construção Digital vem mobilizando empresas da cadeia produtiva da construção a fim de disseminar a cultura de inovação tecnológica e a digitalização no setor. Foram diversos encontros, workshops, eventos e viagens que promoveram o acesso dessas empresas às novas tecnologias e possibilitou a troca de experiências com fornecedores de soluções de TI, projetistas, fabricantes, incorporadoras e construtoras. Em 2019 não foi diferente: as maiores empresas do setor participaram de uma programação que fortaleceu ainda mais esse ecossistema.

O ano começou com uma workstation para debater as áreas de marketing e vendas com foco no relacionamento com o cliente do mercado imobiliário. O evento foi realizado na Casa Tarjab, em São Paulo. Em seguida, a RCD promoveu outra estação de trabalho para aprofundar ainda mais o uso do BIM na fase de projetos. Neste encontro, os representantes das empresas presentes participaram de um workshop para identificar as principais dores em relação ao BIM e apresentaram as possíveis soluções para cada um desses problemas. Em junho, outro encontro debateu o BIM com foco em orçamento, planejamento e acompanhamento de obra

Na sequência, foi o momento de discutir o Big Data Analytics, Inteligência Artificial e a importância da utilização de dados na construção civil. Empresas integrantes da Rede apresentaram cases reais de aplicação no setor em mais uma estação de trabalho. “Tecnologias digitais nas obras” foi o tema de mais uma workstation em 2019. O evento reuniu representantes das empresas que integram a Rede e startups para discutir e apresentar aplicações práticas de novas ferramentas e tecnologias que estão transformando o cenário da construção civil no Brasil.

A última estação de trabalho do ano que falou sobre “Tecnologias digitais no pós-obra: assistência técnica e operação”. Durante o encontro, os participantes debateram como uma nova geração de produtos, tecnologias e ferramentas estão sendo utilizadas no pós-obra e moldando um novo caminho para o setor. Por fim, outro marco foi o Construdigital Talk, que ocorreu em duas edições. Na primeira, o foco foram as tendências tecnológicas e o futuro das empresas. Já a segunda edição abordou o papel da indústria na transformação digital da construção. Representantes das maiores empresas da cadeia produtiva apresentaram e discutiram as dores e necessidades de suas empresas relativas à digitalização de processos e produtos. 

CONSTRUDIGITAL CONFERENCE

E não parou por aí. Em outubro aconteceu o Construdigital Conference 2019, o maior evento sobre transformação digital na construção civil, organizado pelo CTE/enredes e pela Ambar. Cerca de 1200 profissionais da área se reuniram no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, para conectar conhecimento, co-criar soluções e gerar oportunidades de negócio para os enfrentar os novos desafios do mercado e sociedade. Durante todo o dia foram abordados os principais assuntos focados em transformar o cenário atual da construção por meio da implementação de inovações e do uso da tecnologia.

A programação contou com nomes de peso, como Michael Marks, fundador da Katerra, maior construtech do mundo; Lúcio Soilberman, professor da University of Southern California e autoridade mundial em BIM, Paula Bellizia, vice-presidente da Microsoft, além de outros especialistas renomados como Glaucia Alves (Deloitte); André Medina (Andrade Gutierrez); Juliano Bello (Cyrella); Rodrigo Osmo (Tenda); Gustavo Werneck (Gerdau); Victor Alves (Pacaembu Construtora); Rodrigo Villas Boas (Vitta); Pedro Englert, Patner da StartSe, entre outros profissionais da área.

MISSÃO CHINA

A Rede Construção Digital também realizou em outubro a Missão China. Foram 7 dias de muito aprendizado e imersão nas novidades tecnológicas, modelos de negócios e processos do gigante asiático. Os integrantes da Rede Construção Digital conheceram projetos e iniciativas inovadoras sobre equipamentos de construção, energias renováveis, mobilidade urbana, IoT, smart buildings, smart cities e aproveitaram para visitar atrações turísticas das cidades de Hong Kong e Guangzhou.

Em 2020 RCD estará em Israel, um dos três principais polos de inovação mundial. Os participantes poderão entender porque esse pequeno país é um verdadeiro celeiro de tecnologia e inovação de ponta. Em breve mais informações!

REGIONALIZAÇÃO

Neste ano, o enredes deu o pontapé inicial para levar a Rede Construção Digital a outras regiões do Brasil e exponenciar a digitalização do setor da construção civil. Três estados brasileiros foram visitados ao longo de 2019, o que foi fundamental para entender o cenário local e, assim, pensar em ações para contribuir com a disseminação da cultura de inovação tecnológica no setor. Em 2020, o projeto retomará as atividades a todo vapor e com grandes novidades.

15º EDG

O mercado imobiliário também foi o foco das discussões da Rede neste ano. No início deste mês, profissionais da cadeia produtiva, do ramo imobiliário e convidados participaram do 15º Encontro de Diretores e Gestores da Construção. O evento foi fundamental para entender o papel do mercado de capitais e dos fundos de investimentos no novo ciclo do setor imobiliário, a importância da industrialização e inovação em sistemas construtivos, os desafios da habitação econômica e os processos de industrialização, sustentabilidade e transformação digital das empresas do futuro. 

CONEXÃO E NEGÓCIOS COM STARTUPS

Para encerrar o ciclo de palestras e debates de 2019, a Rede Construção Digital lançou o Conexão e Negócios com Startups, um novo programa que visa criar um ambiente de negócios entre as startups e empresas do setor da construção. No primeiro encontro, os participantes discutiram questões importantes do segmento e conheceram projetos e soluções desenvolvidas por 04 startups que podem ser utilizadas por empresas da Rede. 

“Foi um excelente momento para que todas os participantes pudessem enxergar o grande potencial de negócio que existe entre as partes: as empresas demonstraram seu interesse e sua busca por novas tecnologias e as startups também viram o valor e o potencial de oferecer serviços e para as construtoras”, afirmou Gabriel Borges, consultor do CTE. “Para o próximo ano já existe uma programação de eventos e momentos para trazer mais startups e gerar novas conexões”, destacou.

ENCERRAMENTO

Como forma de celebrar o encerramento de todas as ações realizadas no ano, o enredes promoveu uma confraternização com as empresas integrantes da Rede Construção Digital na última quarta-feira. O CEO do CTE/enredes, Roberto de Souza, relembrou os principais acontecimentos e eventos organizados pela RCD em 2019. Bob ainda aproveitou a oportunidade para falar sobre os próximos encontros da RCD e as expectativas para 2020. “Vamos aprofundar ainda mais as discussões sobre tecnologias digitais e os impactos no setor da construção, trazendo para o centro do debate as inovações voltadas aos sistemas construtivos, como construção modular, steel frame, wood frame, construção metálica, pré-fabricados de concreto, entre outros”, afirmou.