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Tecnologia 22 de Julho de 2019

RCD aborda marketing e vendas com foco no cliente

A Rede Construção Digital (RCD) promoveu a primeira workstation de 2019 para debater as áreas de marketing e vendas com foco na inovação do relacionamento com o cliente do mercado imobiliário.

O tema integra uma lista de gargalos mapeados em 2018 pela RCD e que serão aprofundados ao longo deste ano. O evento foi realizado no dia 12/3, na Casa Tarjab, em São Paulo, e contou com dinâmica conduzida pelo CMO da Diwe, Eduardo Fonseca. 

Na abertura, o CEO do enredes, Roberto de Souza, falou sobre as propostas da jornada digital 2019 e destacou a importância de montar um grupo de relações institucionais para acompanhar as ações governamentais que afetam o setor diretamente. “A política de IoT, por exemplo, não tem representantes do setor da construção. Além disso, precisamos conhecer melhor as políticas de incentivo financeiro do BNDES, Banco do Brasil, entre outros”, ressalta.

Em seguida, os participantes puderam conhecer como a AG (Andrade Gutierrez) vem se transformando em direção ao mundo digital. Segundo o head do Vetor AG, Rafael Matos, desde 2010, a empresa iniciou a implantação do lean construction em seus processos e obras, provocando uma mudança de mindset dos funcionários.

 “Em 2017, surgiu o Vetor AG, que é uma aceleradora corporativa. Meu papel é entender as principais dores da empresa, se conectar com o ecossistema de inovação, e trazer tecnologia que resolva essas questões”, explica. A meta da AG entre 2018 a 2020 é se tornar uma lean company e ser reconhecida por sua tecnologia de ponta.

Já o CEO da Forebrain, Billy Nascimento, falou sobre o uso da neurociência como uma nova técnica de marketing para conhecer melhor o cliente. “Nesse mundo de alta transformação, o que não mudou foi o cérebro humano. O mercado e o consumo continuam sendo a nossa savana, de quando saímos para caçar”, conta o executivo. Para ele, o cérebro é como um grande iceberg onde a consciência representa até 10%, e o inconsciente, os outros 90%. O trabalho da Forebrain é mostrar os caminhos para as marcas atingirem esse sistema, por meio da tecnologia e da neurociência.

Para apresentar os benefícios da gamificação para o setor da construção, a CMO da Play2sell, Lilian Natal, e o CEO da Play2sell, Felipe Santos, trouxeram o case da Yuny. A incorporadora aderiu a tecnologia para fazer o treinamento dos seus corretores de imóveis, tornando mais dinâmico e rico o processo que antes dependia de uma grande equipe de profissionais. Segundo Lilian, com três métodos em um – tecnologia dos games, o uso do storytelling para absorção do conteúdo e a micro aprendizagem, com as informações mais importantes – os corretores se divertem e aprendem ao mesmo tempo, resultando em um aumento das vendas nos lançamentos dos imóveis da empresa.

Durante o encontro, o CEO da Tarjab, Carlos Borges, também contou um pouco sobre a trajetória de 35 anos da empresa, os desafios da crise econômica e financeira e de uma sucessão interna, e a necessidade de se reinventar no atendimento ao cliente. “Acredito na dobradinha presencial e digital. Ainda não conseguimos substituir totalmente o contato físico pelo digital”, diz. Com isso, nasceu a Casa Tarjab, um espaço feito para receber os clientes de maneira exclusiva, estreitar os laços e trabalhar o bem-estar.

Dinâmica

Ao final do evento, o CMO da agência Diwe, Eduardo Fonseca, comandou um workshop com os integrantes da RCD para mapear os principais problemas e dores das empresas, e desenhar uma estratégia eficiente de marketing digital e vendas, considerando o consumo.

Com isso, surgiram ideias para aplicação de tecnologia nos plantões de vendas para facilitar o trabalho da corretagem e atendimento ao cliente (Tarjab), para maior engajamento com o cliente desde a compra até para novas aquisições (BKO), na capacitação dos corretores para aumento das vendas (Eztec), na capacitação do usuário (Mega) e também para melhorar o valor do produto percebido pelo cliente (BKO).

Veja o vídeo desse primeiro encontro da Rede Construção Digital

 

 

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