O que é Lean construction na construção civil

Gabriela Souza / 9 de setembro de 2020

Resumo do texto

  • O sistema Lean ou construção enxuta procura otimizar a produtividade do canteiro de obras e eliminar processos que não agregam valor ao resultado final;
  • O grande diferencial do Lean é que ele enxerga o processo como atividades que agregam x não agregam valor, as que não agregam são eliminadas, cortando desperdícios e melhorando o ritmo na obra com diminuição da mão de obra e ganho de sustentabilidade;
  • O sistema de construção tradicional é visto de forma subdividida, composto por várias atividades, o que retarda o andamento da obra e impossibilita ver o processo como um todo.

Pensar cada vez mais na satisfação do cliente combinado ao ganho na obra e menor desperdício contribuindo com a sustentabilidade de um empreendimento, tem se tornando assunto importante nas construtoras. Um dos sistemas de construção que ajuda nesse sentido é o Lean Construction. 

O método Lean Construction está ligado à ferramentas como o ciclo PDCA, a sigla em inglês para: planejar, fazer, checar e agir e conceitos como: TQM (Total Quality Management/Gestão da Qualidade Total) e JIT (Just in Time/Momento Certo). Além disso ainda conta com métodos como o Kanban, Kaizen e 5S – tudo isso desde a fundação até a finalização do projeto. 

A metodologia do sistema Lean ou construção enxuta procura otimizar a produtividade do canteiro de obras e eliminar processos que não agregam valor ao resultado final . Esse conceito que foi trazido das montadoras de veículos e adaptado à construção civil se preocupa em planejar e controlar todas as etapas de uma obra, ganhando tempo e reduzindo gastos, além da grande preocupação com o meio ambiente.

Qual a diferença do Lean Construction?

Antes de falar sobre as diferenças, queremos ressaltar que o Lean tem como resultado o aumento da margem de lucro, agilidade na produção de um empreendimento, desperdiça menos material, energia e otimiza processos manuais. Com tudo isso o sistema atrai novos clientes e fidelizar aqueles que já são de casa, porque é um processo que só contribui com o canteiro de obras e mostra o quanto a empresa está empenhada e ligada nas evoluções do mercado. 

Falando sobre as diferenças dos modelos tradicionais de construção para o Lean Construction, é basicamente a forma diferente que os processos são vistos dentro da obra. 

Enquanto no modo tradicional de construção os processos são vistos de maneira subdividida, ou seja, composto por várias atividades, o sistema Lean separa como atividades que agregam valor e as que não agregam valor, sendo que os que não agregam, são eliminados pois são desnecessários – por isso o ganho de tempo e otimização de insumos e mão de obra. 

Alguns desses desperdícios que podem ser evitados estão relacionados ao retrabalho e defeitos, produção em excesso, transporte, movimento, volume de estoque e espera do processo.

Os princípios do Lean Construction

São 5 princípios básicos do sistema Lean que funcionam como guias durante a execução do projeto para a aplicação do método de forma correta. Confira: 

1 – Eliminar o desnecessário 

O sistema Lean não permite desperdícios, por isso é importante cortar o desnecessário. Eliminar o que não agrega valor tem resultado na diminuição de custos. Então, tudo aquilo que não acrescenta é eliminado. 

Por isso é importante uma análise de toda a obra para entender como andam os fluxos de trabalho dentro do canteiro de obras para perceber quais métodos complicados ou que tenham perda de produtividade possam ser trocados por mais eficientes. 

Nessa fase pode ser percebidos que algumas ferramentas e maquinários sejam mais eficientes do que usar a mão de obra, que determina tempo de um funcionário que poderia gastar energia em outro ponto da construção. 

2 – Agregar valor à construção 

Um empreendimento é feito para pessoas, afinal, são elas que vão usufruir de todo aquele espaço, por isso é preciso pensar em valor à construção, conhecendo o público-alvo e o que ele espera como experiência. 

Esteja conectado com o seu cliente, é importante entender seus anseios, realizando pesquisas antes, durante e depois da entrega das chaves. 

3 – Padronização de processos e fluxos de trabalho 

A imprevisibilidade e variedade no setor da construção civil é algo recorrente e depende de diversos fatores para o bom andamento das obras e conclusão no prazo esperado. Por isso um dos princípios Lean é utilizar padrões para melhor aproveitamento do tempo e redução do desperdício. 

Para otimizar cada vez mais esse tempo, é possível padronizar formatos de trabalhos e processos, como sistemas únicos, maquinários, fornecedores e equipes de trabalho. 

Aqui vai um detalhe super importante: os funcionários precisam se adaptar a estes conceitos, por isso é fundamental que se realize o treinamento desses colaboradores para que estejam em sintonia com todo o processo Lean esperado pela construtora. 

4 – Otimizar o tempo de execução 

Um dos conceitos utilizados é o Just in Time (momento certo), que viabiliza a integração entre as atividades e ajuda a prever o tempo de conclusão dentro de um cronograma. Com o tempo otimizado, a obra se torna mais fluida e mais produtiva. 

Isso quer dizer que a construção enxuta faz mais com menos tempo e sem desperdícios. Além disso, o conceito inclui aspetos administrativos de materiais, gestão da qualidade, projeto do produto e organização do trabalho. 

5 – Processos transparentes 

Todo mundo deve estar junto do começo ao fim e para que isso aconteça da melhor forma, a comunicação é de extrema importância para que os processos sejam transparentes.  

A boa comunicação entre as equipes transforma o trabalho e evita possíveis falhas. É fundamental evitar ruídos e garantir que todo mundo tenha entendido o que deve ser feito em um canteiro de obras. 

Para que isso aconteça da melhor forma possível é necessário pensar no básico, envolvendo todo mundo em reuniões de repasse, remover obstáculos visuais, aperfeiçoar o espaço de trabalho e sempre contar com um canal de comunicação eficiente entre todos.  

O sistema Lean tem muito o que contribuir com as obras, afinal, qual empresa não quer garantir que as construções sejam cada vez mais ágeis, com menos desperdício, que sejam eficientes na questão sustentável e ainda sirva de referência para seus clientes? 

O Lean Construction ajuda em todas essas etapas e ainda promove um resultado melhor do que observado nas construções tradicionais. Certamente esse sistema vai ser cada vez mais forte no futuro e mudar o rumo da construção no país. 

Aliás, aqui no enredes temos discutido frequentemente as inovações do setor e é importante tanto para empresários quanto para as novas gerações de funcionários que se atente às novidades para que não percam espaço e ganhem cada vez mais olhares curiosos, Já que novidades chegam na intenção de somar e melhorar os processos dentro do canteiro de obras.

ator Gabriela Souza

Notícias Relacionadas