veja nosso
último artigo

Inovação 14 de Outubro de 2020

O que é automação na construção civil?

Leonardo Jacomini

Resumo do texto

  • Automação na construção civil é contar com agilidade e eficiência nos canteiros de obras;
  • Automatizar reduz gastos e desperdício de mão de obra, eliminando erros humanos;
  • Gestão na construção civil também pode ser automatizada para otimizar processos.

O mercado de obras tem ganhado discussões importantes sobre processos que ajudam em questões de eficiência e produtividade. A automação na construção civil é uma delas e diz respeito às tecnologias aliadas à mão de obra.

Automação é mais que uma questão de agregar facilidade ao canteiro. É proporcionar segurança e eficiência em prazos menores focando no que realmente é importante.

A construção manual está fadada a erros humanos e também por causa deles, a dificuldade em executar tarefas ágeis, o que é eliminado pelos equipamentos tecnológicos voltados para o mercado.

Automação na construção civil também é contar com orçamentos menores já que é preciso menos trabalhadores no canteiro e com sistemas inteligentes é eliminado o desperdício de materiais e recursos.

Exemplos de automação na construção civil

A construção civil ainda inova pouco, principalmente no Brasil. Na maioria das vezes é o receio de incluir novas tecnologias e o gasto com inovação que retraem esse tipo de discussão. Na verdade, os investimentos em inovação provocam o contrário, diminuem gastos e provocam mudanças importantes que agregam valor ao serviço prestado.

Conheça alguns tipos de automação que podem ajudar engenheiros, arquitetos e projetistas na hora de conceber uma obra com tecnologia aliada à criatividade e meios estratégicos de gestão.

Robôs

Um dos investimentos que devem ser promissores para o futuro é a adoção de robôs nos canteiros de obras. Mais especificamente são máquinas-robôs, automatizadas para trabalharem em ritmo acelerado, que não necessitam de muitas pessoas para operar ou até mesmo de forma autônoma. 

A automação pode ser entendida como o processo de menos pessoas nos canteiros de obras e por resultado a redução gasto, tempo, agilidade e exclusão de erros e desperdício.

E não se trata de tirar trabalhos, se por um lado os funcionários são substituídos, ainda é preciso a força humana para construí-los, gerir, acompanhar e programar. Estamos falando de mudar o pensamento dentro das construções e adaptar a mão de obra.

Drones

Um sistema muito inteligente e que tem conquistado projetistas, engenheiros e construtoras no geral é o uso de drones na construção civil.

O drone pode ser útil em diversas partes de uma obra. As que podemos destacar são medições com precisão eliminando o esforço humano, andaimes e conta com acompanhamento detalhado, além da inspeção de uma construção.

O que levava dias é feito em horas com apenas uma pessoa como “piloto” do drone. São diversos benefícios que essa automação na construção civil agrega e facilita processos.

Internet das Coisas

Com equipamentos cada vez mais conectados,dados importantes são fornecidos para as obras a partir de sensores que são capazes de medir temperatura, pressão, controle de pessoal, entre outros em tempo real.

Essa tecnologia pode trazer mais segurança dentro da obra além de um controle maior de materiais, espaço, pessoal, dentre outros.

Pré-fabricados

Esse processo é a construção de casas ou prédios modulares, ou seja, as partes são construídas em fábricas e no canteiro de obras é somente feita a montagem dessas placas de metal, madeira ou concreto, além de sistemas elétricos e hidráulicos inteiros pensados e moldados.

Assim é possível diminuir tempo, recursos, materiais e ainda contar com um sistema Lean de construção.

Automação na gestão

Além do próprio canteiro de obras, automatizar gestão de processos é muito importante para que a empresa seja de fato um modelo de inovação de ponta a ponta, do começo ao fim, como:

  • Automatizar processos financeiros: é preciso uma ferramenta que conte com um banco de dados único sobre as finanças da construtora. Receitas, despesas, credores, etc. precisam se comunicar e saber prazos e valores de uma forma rápida e integrada.
  • Planejamento de compras: todo o orçamento precisa seguir à risca o que necessita de produtos para não atrasar a entrega.
  • Estoque: uma boa organização também engloba o estoque, é preciso saber o que a empresa tem de imóveis, unidades, materiais e suas características que ajudem no trabalho do canteiro de obras.
  • Base de dados de clientes: saber quem são seus clientes e o que oferecer a eles é inteligente. Você pode oferecer mais produtos ou serviços, mas só se souber chegar até eles.

Benefícios da automação na construção civil

Para expressar e reforçar os benefícios de se falar em automação no mercado da construção civil, elencamos alguns dos principais benefícios que podem ser enxergados através desses processos aliados à tecnologia.

Redução de custos

É a primeira coisa quando pensamos em um benefício da automação nas obras. Eliminam-se gastos com salários, benefícios, tributos, impostos e eventuais processos trabalhistas.

Redução de desperdício

Com sistemas inteligentes é possível chegar a uma redução de desperdício eficiente, que além de menores gastos é possível contar com a sustentabilidade e ajuda ao meio ambiente.

Mão de obra eficiente

Eliminando erros humanos a chance de retrabalho diminui e a construção se torna mais eficiente.

Além disso é possível controlar o pessoal dentro do canteiro e contabilizar atividades, o que resulta em um melhor aproveitamento de mão de obra e elimina ociosidade das equipes.

Controle de gestão da obra

A partir da automação é possível saber quando um material deve entrar na obra ou se outro irá faltar, isso gera uma eficiência muito grande e proveitosa, já que é possível reduzir o tempo do pedido ao fornecedor ou evitar que materiais sejam estocados sem necessidade.

Segurança

Com a menor necessidade de pessoas em pontos mais perigosos das obras e atividades de risco sendo substituída por máquinas, uma obra se torna mais segura a seus colaboradores, além do controle de pessoal autorizado.

Prazos em dia

Um dos maiores problemas da construção civil são os prazos, por isso automatizar é uma questão de respeitar prazos também, já que ela contribui para trabalhos mais eficientes e ágeis, além de contar com sistema de previsões mais assertivas. 

Os benefícios são diversos e com certeza sobressaem aos receios e investimentos a curto prazo dentro de uma empresa. Por isso é tão importante fomentar o assunto dentro das organizações e trazer os profissionais para o debate.

E é essa missão do enredes, conquistar e conversar sobre as inovações da construção civil e de fato ver mudanças num setor que ainda não despertou para as novidades. Não perca nossos conteúdos em nossas redes.