Drones na construção civil: usos e benefícios

Gabriela Souza / 25 de novembro de 2020

Resumo do texto

  • Drones na construção civil são parte da inovação no setor;
  • As pequenas aeronaves ajudam em diversos processos, desde medições mais precisas quanto monitoramento detalhado;
  • Drones garantem dados mais ricos, diminuição de tempo que resulta em gastos menores e redução de erros e retrabalho;
  • O uso da tecnologia vem crescendo no Brasil com a ajuda de empresas terceirizadas.

Engana-se quem acha que drones são atuais. Na verdade eles foram criados há muitos anos atrás com o intuito de serem usados em missões militares. Hoje são equipamentos poderosos e podem desenvolver diversas tarefas, assim como na construção civil. 

Os drones são conhecidos como todo e qualquer tipo de aeronave não tripulada, mas controlada por humanos. São pequenos equipamentos que chegaram para ajudar as obras e facilitar diversos processos dentro delas. 

As principais contribuições dos drones na construção civil estão no levantamento topográfico e agrimensura antes mesmo do início da obra. A partir do uso desses equipamentos, as medições são mais precisas e dependem menos de mão de obra humana, resultando na diminuição de erros e com maior qualidade. 

Neste artigo separamos mais alguns desses benefícios que vêm conquistando o mercado e clientes a partir do uso dos drones, o que confere também mais apelo competitivo ao setor, sendo importante para o aquecimento dos negócios. 

Acompanhe:

Como estão sendo utilizados os drones na construção civil?

Os drones na construção civil mostram eficiência quando comparados a mão de obra simples, já que podem capturar imagens de qualidade e em diversos ângulos. Assim é possível ter uma noção muito mais real e em menos tempo. 

Veja 6 benefícios dos drones na construção civil:

1 – Processo de construção

Os drones permitem que as imagens sejam monitoradas à distância pelos profissionais. Além disso, é possível que os trabalhadores acompanhem o andamento e desempenho das obras, podendo fiscalizar tanto a questão da obra em si, quanto a segurança estrutural e individual dos funcionários (Equipamentos de Proteção Coletiva se Equipamentos de Proteção Individual).

2 – Menor margem de erro

Como as medições e fiscalizações são realizadas por meio tecnológico e com riqueza de detalhes, as chances de erros diminuem drasticamente, o que acaba resultando em tempo ágil e menos gasto de tempo e dinheiro com retrabalho.

3 – Agilidade

Outro ponto positivo do uso dos drones na construção civil é a agilidade dentro do canteiro de obras. O que levava dias ou semanas para ser medido e analisado, as aeronaves não tripuladas entregam em poucas horas.

4 – Içamento de cabos de energia

Os drones também fazem par de trabalho com os colaboradores de uma obra, assim como no trabalho de içamento de cabos de energia, por exemplo. Alguns problemas podem surgir no lançamento desses cabos, como áreas de difícil acesso, lagos e grandes altitudes.

5 – Monitoramento

Uma obra pode ser facilmente monitorada por drones, e pode ser usado para ocasiões remotas também. Sem a necessidade de todos os profissionais estarem no canteiro de obras. 

O lado bom do uso dos drones para monitoramento é que a riqueza de detalhes permite que desde erros pequenos, até os mais comuns sejam observados e reparados o mais rápido possível. Outro ponto positivo é alcançar grandes alturas e poupar trabalhadores a esse risco. 

Com integração ao BIM, não somente as inspeções tendem a ser eficientes, mas todos os processos que compõem a obra, além de ser possível reunir profissionais de diversas áreas de um único projeto com uma riqueza de detalhes e informações geradas a partir de drones.

6 – Marketing do empreendimento

O uso de drones na construção civil não acaba no término da obra, mas continua após ela, como um grande apelo às vendas por meio de marketing. Utilizar os drones para isso é muito inteligente, já que é possível capturar imagens incríveis e únicas a partir dessa pequena aeronave. 

Dessa forma, é viável mostrar a residência com detalhes, as áreas comuns, toda a extensão do empreendimento e áreas vizinhas. Poderíamos dizer que é uma extensão do decorado. 

Com tantos benefícios é fácil entender a adoção maior dessa tecnologia aqui no Brasil, e tem muito ainda a crescer observando as vantagens que vão além de facilidade. Agregam custos menores, precisão e segurança aos trabalhadores de uma obra. 

Já existem diversas empresas que prestam o serviço terceirizado, mas nada impede que profissionais da área se capacitem devidamente para exercer esse trabalho tão importante de pilotar um drone. A partir daí cria-se mais incentivos no setor e perceber esses benefícios presentes na construção civil, agradam o cliente.

ator Gabriela Souza

Notícias Relacionadas