veja nosso
último artigo

Tecnologia 7 de Outubro de 2019

5 tecnologias que estão transformando a construção

Ignorar as inovações tecnológicas podem ter um efeito prejudicial para o setor e para o seu negócio

O que parecia ser a tecnologia do futuro 10, 20 anos atrás, como equipamentos e ferramentas conectados, aplicativos móveis, drones, robôs, realidade aumentada e virtual, inteligência artificial e impressão 3D já é uma realidade em diversos setores pelo mundo. Estudos e pesquisas já comprovaram que a tecnologia torna os canteiros de obras mais seguros e os trabalhadores mais eficientes, permitindo aumentar a produtividade, melhorar a colaboração e enfrentar projetos mais complexos. Apesar disso, as empresas de construção continuam investindo pouco em tecnologia.

Enquanto isso, os investidores de risco estão apostando muito no futuro do setor. Um relatório da James Longo LaSalle Inc. divulgado no ano passado mostra que as empresas de capital de risco investiram US$ 1,05 bilhão em construtechs durante o primeiro semestre de 2018. Isso representa um aumento de quase 30% sobre o valor investido em todo o ano de 2017. Desde 2009, os investidores fecharam 478 acordos de financiamento, totalizando US$ 4,34 bilhões .

Fonte: CB Insights, JLL Research

Apesar do ritmo lento da indústria da construção em adotar as novas tecnologias,  algumas empresas começaram a perceber e aproveitar os benefícios que essas ferramentas proporcionam ao negócio, como o valor gerado pela otimização da eficiência e da produtividade - em todas as etapas, do planejamento à construção. De fato, muitos dentro da indústria prevêem que o canteiro de obras em uma década parecerá muito diferente. 

Confira a seguir, cinco tecnologias que já são realidade no mundo da construção.

1. Drones

Quando auxiliada por drones, uma empresa de engenharia pode supervisionar um número maior de projetos simultaneamente. Os drones podem ser programados para varrer um grande projeto em questão de horas e coletar um enorme volume de dados. Além disso, podem observar construções de pontos de vista inacessíveis para humanos, tirar fotografias de alta resolução e detectar problemas que normalmente estão ocultos. Ao utilizar a fotogrametria, técnicos qualificados podem extrair nuvens de pontos de alta qualidade e modelos 3D das fotografias. Isso resulta em menos erros e uma redução na linha do tempo de meses para dias - mesmo horas, em alguns casos. Saiba mais aqui.

2. Impressão 3D

As impressoras 3D deixaram de produzir apenas pequenos objetos para as indústrias e se expandiram para a construção civil, trazendo rapidez e qualidade para o setor. Essas ferramentas utilizam um modelo tridimensional desenvolvido em softwares específicos e manipulam os materiais que constituirão a versão real do que foi projetado. Quando é bem aplicada, a tecnologia permite que profissionais da área façam mais em menos tempo, com uma maior qualidade, diminuiu gastos com mão de obra e os índices de falhas e desperdício. Veja mais sobre o desenvolvimento e as possibilidades de uso da tecnologia.

3. Serviços em nuvem e armazenamento de dados

As novas tecnologias são caracterizadas por gerar grandes quantidades de dados, que devem ser processados ​​e armazenados. As soluções em nuvem concedem acesso à infraestrutura de TI e ao conhecimento técnico como serviço. Além de armazenar grandes quantidades de dados, as soluções em nuvem o tornam acessível para os gerentes de projeto, mantendo-o seguro em um local remoto. Essas informações também podem ser acessadas por dispositivos conectados ou por plataformas de análise de dados. Entenda porque utilizar essas ferramentas é essencial hoje para sua empresa.

 

4. Inteligência artificial

Com inteligência artificial (IA), as empresas podem transformar as montanhas de dados coletadas ao longo dos anos para prever resultados futuros em projetos e obter uma vantagem competitiva na estimativa e licitação de projetos de construção. Além disso a IA pode melhorar a produtividade, reduzindo a quantidade de tempo desperdiçado na movimentação no canteiro de obras para recuperar ferramentas, materiais e equipamentos para executar determinadas tarefas. Os investimentos em IA não param: segundo levantamento do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, no ano passado 75% das empresas investiram ainda mais em tecnologia para melhorar a experiência do cliente. Veja como ela deve moldar o futuro do nosso mercado

5. Realidade aumentada

Com realidade aumentada (RA), lentes especiais podem sobrepor informações importantes durante as visitas ao local do projeto ou ao inspecionar edifícios existentes. A ferramenta é muito útil em todas as etapas do ciclo de vida do edifício. Os sistemas de RA podem exibir informações importantes sobre o equipamento à medida que o usuário examina os componentes ou podem exibir avisos quando houver riscos. Além disso, a RA também pode ser usada para discutir projetos com os clientes: um projeto concluído pode ser sobreposto em um local vazio ou dentro de um edifício existente, para que o cliente possa visualizar claramente o resultado final. Veja algumas aplicações no mercado imobiliário e na indústria.

Conseguiu ter uma ideia de como a tecnologia tem transformado o setor e a maneira como construímos? Existem ainda muitas ferramentas e processos como BIM, big data, internet das coisas (IoT), dispositivos inteligentes, realidade virtual, entre outros, que estão contribuindo para este novo cenário da construção. No Construdigital Conference 2019, que acontece dia 30/10, você terá um panorama dessa nova realidade, quais os caminhos para a inovação e como construtoras e construtechs no Brasil e no mundo estão rompendo as barreiras de um setor tão conservador. Adquira já o seu ingresso!